Coordenadora é apontada como responsável por coação de alunos na Fatec São Caetano do Sul

Posted: 14 de Novembro de 2013 by independentefatecsp in Fatec
Etiquetas:,

O grupo Independente Fatec-SP republica outro artigo de um estudante da Fatec São Caetano do Sul, à respeito da apuração das denúncias de coação na faculdade durante o preenchimento do WebSAI. Reiteramos que por questões de segurança, manteremos o nome do aluno em sigilo. Segue o texto:

Coordenadora é apontada como responsável por coação de alunos na Fatec São Caetano do Sul

Hoje, precisamente às 10h50min da manhã, a representante do corpo discente, Maria Tereza, publicou uma nota expondo o que foi discutido entre ela e a diretora sobre o caso ocorrido nos dias 8/11 e 9/11 na unidade de São Caetano.

A reunião aconteceu no período da noite e, segundo a representante, foram levados inúmeros depoimentos de alunos que foram coagidos pela coordenação e seus funcionários a responderem o WebSAI, para que assim, tivessem o direito de entregar seus TCC´s.

A diretora da unidade, Dr. Adriane Monteiro Fontana, pediu desculpas a representante e disse que somente havia dado ordens para que os alunos fossem convidados a responder o SAI. A diretora ainda expôs que fez um levantamento com seus funcionários e pode apurar que a Coordenadora de Cursos e professora Dr. Maria Márcia Matos Pinto foi a responsável por ignorar as ordens da direção e coagir funcionários e alunos, para tornar o questionário WebSAI obrigatório.

Segundo a postagem da representante discente no facebook, ficou decidido que:

“Para que a penalidade ocorra de forma que os envolvidos não possam recorrer de maneira alguma, a diretora seguiu hoje para o Centro Paula Souza a fim de se orientar sobre como deve ser feito o processo de punição e em qual se encaixa (isso tudo dentro da instituição). Deu-nos a data do dia 20 de Novembro como limite para uma resolução e retorno a esta que vos fala sobre como se dará a punição.

Falou também que falará com os alunos que passaram por este evento para se desculpar pessoalmente além de garantir que não acontecerá mais nada nem parecido e que o responsável será punido.

Ela também falará com os funcionários, não para puni-los, mas para reiterar que qualquer dúvida que eles tenham sobre ordens que não foram dadas por ela que procurem-na imediatamente ou não as cumpram até que possam falar com ela. Tirar toda e qualquer dúvida antes a fim de evitar situações desgastantes e constrangedoras como essa.

Também ficou decidido que não será mais avisado sobre o WebSAI nas salas, a única coisa que acontecerá é em caso de aulas no laboratório o professor pode liberar alguns minutos para responder. Isso e somente isso.”

Gostaria de terminar este relato com um desabafo, pois estou muito contente com a reação dos alunos no caso. Já passou da hora dos alunos e professores desta unidade exporem os podres que acontecem lá dentro. Desde os casos menores aos casos maiores, devem sim ser denunciados aos órgãos competentes.

Para quem ainda tem dúvidas da gravidade do problema, faz-se necessário à referência a lei, pois o artigo 151 do código civil expõe:

Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação.

Art. 152. No apreciar a coação, ter-se-ão em conta o sexo, a idade, a condição, a saúde, o temperamento do paciente e todas as demais circunstâncias que possam influir na gravidade dela.

Art. 153. Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor reverencial.

Art. 154. Vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, e esta responderá solidariamente com aquele por perdas e danos.

Porém, dado o cargo exercido pela prof Márcia Matos, talvez fosse mais adequado citar este artigo:

Art. 4º Constitui também abuso de autoridade:

a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

Seguimos com fé na promessa de que o episódio não irá se repetir, e ainda, que muitas outras denúncias sobre a conduta dos professores desta unidade virem à tona, pois agora, os alunos sabem de fato que canais usar para impor medo naqueles que regem, dirigem, e lecionam usando medo.

Anúncios
Comentários
  1. Allan diz:

    Concordo plenamente, sou aluno da faculdade, e esses abusos são antigos, presença de aulas ja foram trocadas por pesquisa de Web Sai, já paramos aulas pra responder Web Sai, isso é só um dos pontos, pois a faculdade sempre ocorrem pequenas coisas que deixam os alunos sem entender, desde a diretora nunca estar no período da manhã na faculdade, qualquer evento que os alunos for organizar é uma dificuldade enorme, como ja houve discussões até para uma autorização para marca um jogo de futebol, enfim espero que com isso a faculdade pense um pouco mais nos alunos e não só no dinheiro ou monotomia.

    (Este desabafo foi exclusivamente para Diretoria, pois alunos e professor se esforçam ao máximo para auxiliar os alunos em aula e evento, porem parte externa de diretoria deixa a desejar muito).

  2. Blacker. diz:

    A ordem veio da Doutora Adriane Fontana, ela que deve ser punida! Ela quer sair por cima e não vai. A Fatec São Caetano está CONTRA a diretora, maior causadora de problemas da unidade!

  3. Aluno diz:

    É importante lembrarmos que, além de alunos, somos CONSUMIDORES e devemos fazer nossos direitos.
    Assim como para instituições privadas, as leis do consumidor também devem ser válidas para todas e quaisquer instituições públicas, e os clientes (neste caso, nós acadêmicos) sempre devem ser a prioridade.

    Mas este foi só um primeiro e belo passo, muitas denuncias surgiram ainda, tenho certeza.

  4. É, não foi só em São Caetano do Sul que isso aconteceu, na FATEC de Guaratinguetá aconteceu a mesma coisa, disseram que era OBRIGATÓRIO o preenchimento do SAI.

  5. Vinicius diz:

    Sou formado há quase um ano pela Fatec SCS, e posso dizer que sem sombra de dúvidas essa coação da coordenadora teve ordens superiores. Já ouvi diversos relatos de coação por parte de outros coordenadores e inclusive a diretora. A Fatec SCS tem muitos erros, mas são decorrentes de uma administração ruim.

  6. Kathlyn diz:

    Ive read several good stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you put to create one of these fantastic informative site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s