Alunos da Fatec São Caetano do Sul são coagidos a responder o WebSAI com ameaças e proibições.

Posted: 9 de Novembro de 2013 by independentefatecsp in Fatec
Etiquetas:, , ,

O grupo Independente Fatec-SP recebeu ontem, uma denúncia de um aluno da Fatec São Caetano do Sul (cujo nome, por questões segurança manteremos em sigilo), referente à coação de alunos, pela direção da faculdade, para que respondam o WebSAI.

O WebSAI é o programa de avaliação institucional do Centro Paula Souza. Para mais informações sobre o programa e o que há por trás dele, veja o post:
Centro Paula Souza pagará bônus para as Fatecs que mais aprovarem alunos

Segue abaixo o relato do aluno da Fatec SCS:

Alunos da Fatec São Caetano do Sul são coagidos a responder o WebSAI com ameaças e proibições.

Nesta segunda semana de novembro encerra-se o prazo para a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Fatec SCS. Em paralelo, a pesquisa do WebSAI segue coletando informações sobre a satisfação dos alunos e funcionários sobre a unidade.

Como garantia de que todos os alunos responderiam o WebSAI, a coordenação foi orientada por professores e por sua supervisão a não aceitar, em hipótese alguma, a entrega das monografias de alunos que não tivessem respondido a pesquisa. Caso o aluno afirmasse que sim, as funcionárias pediam que fosse mostrado o protocolo gerado pela resposta da pesquisa.

Durante todo o dia, alunos de curso superior foram tratados como menores incapazes do ensino médio, sem a opção de abster-se da pesquisa. É duro acreditar que uma pesquisa que visa coletar a opinião dos alunos acerca da instituição seja tratada com tamanha infantilidade e falta de ética, por parte de parte de profissionais que se julgam aptos a ensinar. Os relatos de abuso são ainda mais graves nos cursos da tarde. Houveram relatos de alunos que foram ameaçados de terem suas notas rebaixadas caso se recusassem a responder a pesquisa.

Se existe uma falta de interesse em responder a pesquisa, obviamente esta não é a melhor opção de tratá-la. A importância do WebSAI como ferramenta administrativa é explícita, mas as práticas criminosas do episódio fazem crer que talvez exista algum interesse além da qualidade do ensino. Já passou da hora dos alunos consentirem-se que, dado o ingresso na instituição de caráter superior, não são obrigados de maneira nenhuma a acatar restrições que não estejam explicitamente descritas no regulamento do Centro Paula Souza ou da unidade.

Não estamos dentro de um feudo, e sim, de uma instituição de ensino que preza pro sua qualidade, por seus alunos, por seus funcionários e acima de tudo, pelo comportamento ético e respeitoso.

Anúncios
Comentários
  1. Banf diz:

    Não só este aluno, todos são coagidos. Há coisas muito piores, exemplo, coordenadores com mandatos infinitos, ameaças de coordenadores aos alunos e por aí vai…

  2. Orko diz:

    Importante!
    A FATECSCS OMITE os resultados das pesquisas WebSai. Disponibiliza apenas um documento de poucas páginas com dados selecionados que são favoráveis a instituição. Os alunos são coagidos a responder a páginas de pesquisa e nem sequer podem ter acesso ao resultado final.
    A Fatec SP disponibiliza um documento de mais de 200 páginas com os resultados, além dos anexos com as opiniões dos alunos. Já a SCS apenas aquele pdf de 5 páginas, maquiando uma visão da instituição.

  3. Tralalá diz:

    Alunos alertando coordenação sobre má conduta de professor e ameaças de reprovação de alguns alunos, e a coordenação fazendo deboche, pouco tempo depois, em uma outra unidade da FATEC (em mauá) o mesmo professor foi afastado da instituição. Seria bom que fosse passado um pente fino em SCS.

  4. anonimo diz:

    Esse tipo de coisa é comum na FATEC SCS.
    Além desse tipo de coisa, os alunos são coagidos a avaliar positivamente a faculdade, a direção diz que os problemas tem que ser resolvidos lá, e não na pesquisa. Eles forçam os alunos mentir nas pesquisas para que não tenham a verba reduzida.

  5. Carlos diz:

    Todos os alunos são coagidos. A coordenadora Maria Marcia Matos Pinto é a que mais faz ameaça com os alunos e reuni os professores para também coagir os alunos dentro da sala de aula. E quem não preencher é reprovação, advertência, humilhação e assim vai….. todo ano é a mesma história. E sabemos que ´não é “OBRIGATÒRIO” o preenchimento deste questionário. O que adianta falar bem da faculdade não sendo uma realidade. Sinto muito está falando tudo isso porque dentro da faculdade nem todos professores merecem isso mas por causa de “ALGUMAS” que não tratam os alunos como “GENTE” merecem passar por está humilhação e ser desmascarada. Essa coordenadora não faz nada só fica no SKYPE conversando com sua filha em horário de trabalho. Quando chega está época ai lembra dos alunos, final de ano dim dim no bolso sem trabalhar ai é bom né.

  6. Carlos diz:

    Essa coisas são vão acabar quando a Diretora do Centro Paula Souza “LAURA LAGANA” ficar sabendo, porque ai elas senhora Maria Marcia Matos Pinto e a Direção que vão ter que responder o questionário. Ai vocês vão ver elas sapatearem na Faculdade se rasgando de raiva. porque lá dentro da faculdade ninguém ´pode abrir a boca só elas e joga na cara dos aluno que a faculdade é pública e como não pagamos nada temos que ficar com a boca fechada ou se não se retirar da faculdade, por isso muitos alunos(as) estão desistindo dos curso e a coordenação não tá nem ai, depois na época de vestibular fica gritando nos parecendo umas loucas, quer que os alunos fique fazendo propaganda e quando estão dentro da faculdade da um pé na bundas e depois quer correr atrás de alunos eu mesmo não apresento ninguém não quero que as pessoas passe o que estou passando. E esse negocio de falar que a faculdade é publica que não pagamos nada? Se tudo é de graça que o governo dá, a Marcia deve trabalha como voluntária? Não faz nada só humilhar e coagir os alunos principalmente neste questionário da Wbesai . Fica parecendo uma doida nos corredores fazendo represaria nos alunos, é a única vez que vejo ela levantar da cadeira para trabalhar porque rola dinheiro agora tirando tempo você olhando ela na sala da coordenação parece que está trabalhando mas não está? Fica no bate papo no “SKYPE” pensa que quando passamos de frente a sala dela não dá pra ver ela conversando em vídeo com a filha e se alguém for falar com ela a assistente dela já grita “A MARCIA NÃO PODE ATENDER ESTÁ OCUPADA”. A faculdade está abandonada dia de chuva, chove mais dentro do que fora as calhas estão quase caindo na cabeça dos alunos e as escadas cheias de balde parece favela, Essa semana uma aluna escorregou na escada elas olharam e fingiram que não viram e que é louco de reclamar.
    POR FAVOR SRª LAURA LAGANA VAI FAZER UMA VISITA DE SURPRESA NA NOSSA FACULDADE MAS NÃO VÁ NA ÉPOCA DE CHUVA, PORQUE PRA ENTRAR DENTRO DA FACULDADE VAI TER QUE ABRIR O QUARDA CHUVA OU USAR CAPA DE CHUVA

  7. anonimo diz:

    È verdade somos coagidos pela coordenadora Marcia e também pelos professores Humberto, Margareth que vive indo pra Paris nas custas dos alunos, só viaja para Paris quando recebe a verba deste questionário da Websai nas custas dos alunos, depois que volta fica rindo da nossa cara dizendo que já conheceu o mundo inteiro, desse jeito até eu? Não sai nada do bolso dela e também nem sabe da aula?

  8. aluno diz:

    E quando mudam as notas de aluno para reprovar (ou aprovar, quando é “queridinho”) alunos após o fim do semestre?

  9. Camila diz:

    Vocês reclamam de boca cheia… é só responder negativamente caso achar tal atitude totalmente errada.
    A Fatec SCS de longe é uma das mais privilegiadas, a estrutura que ela tem poucas possuem… Reclamar por isso é infantilidade.
    E em relação a coordenadoria infinita, se isto está gerando frutos para a instituição, qual é o problema? Pior seria se isso estivesse depreciando a instituição, o que não se aplica!

    Reclamam demais por motivos idiotas… e assim caminhamos… ‘br’.

    Não contribuem com nada, a FATEC SCS está crescendo positivamente nos quesitos segurança e jogos, vocês deveriam é estar felizes com tantas notícias boas acerca da instituição e não ficarem de mimimi por causa de um WebSai que vocês mesmos podem negativar o resultado.
    Até parece que não saíram do ensino médio, acho digno tal tratamento para adolescentes com rebeldia sem causa.

    • Obviamente Camila você não estuda na Fatec São Caetano e desconhece totalmente suas qualidades e suas limitações.

    • Gustavo diz:

      Sim, seremos pessoas que abaixaremos a cabeça e não reclamaremos. Vc é muito “esperta” Camila, parabéns!!!
      Eu achava que ter pensamento crítico era algo bom, engano meu.
      Parabéns por essa aula de ética e integridade.

    • Maricota diz:

      Querida Camila,
      Como é possível que esses adolescentes rebeldes avaliem a instituição como negativo e mesmo assim nada disso mude? E quais são seus critérios para dizer que a coordenação infinita está gerando frutos para a instituição???
      Seu depoimento foi totalmente sem fundamento, baseado em opinião própria, sem fonte de dados alguma. Nossa reclamação é pertinente e baseada em fatos, não uma “rebeldia sem causa” como você erroneamente intitulou.

      Na verdade, querida Camila, seu depoimento está com cara de coordenador que se doeu e se fingiu de aluno aqui!

      • Tralalá diz:

        Só posso rir, e concordar com vc, querida Maricota, o comentário de Camila me passou o mesmo sentimento.

      • anonimo diz:

        Concordo com você Maricota parece que a Camila pode ser a Marcia, o João ou Adriane

      • anonimo diz:

        Querida Camila ali na Fatec não tem nenhum adolescente rebelde, simplesmente é que os alunos abriram os olhos e resolveram abrir a “BOCA” como lá na Fatec ninguém póde fazer isso porque é punido? Estou vendo que a única adolescente rebelde é você que não deve nem ter saído das fraldas e quer meter o bico na conversar. Se vpcê realmente é da Fatec e está se doendo, pela manifestação dos alunos, se retires a porta da entrada serventia da rua pode ver que deve ser funcionária que ia mama da verba do “GOVERNO”. O que vai restar pra você Camila, isso porque estou sendo camarada? Esse ano você vai ter que passar suas férias na beira do rio “TIETE” chupando picolé.

    • fulano diz:

      Discurso de professor fatecano que gosta de oprimir as opiniões críticas dos alunos.

    • anonimo diz:

      Querida Camila, você tá mais com cara de MARIA MARCIA MATOS PINTO E ADRIANE MONTERIO FONTANA DO QUE CAMILA? Não sabe nem disfarçar com suas mentiras cara pau, você acha que seria mentira com tantos alunos reclamado da mesma coisa só você seria a santinha da Fatec tira a mascára seja mulher e assuma as suas palhaçadas não se esconda atrás de um computador pra se fazer de santa você já está mais suja na fatec do que pau de galinheiro tá com medo porque foi desmascarada e a Diretora do Centro Paula Souza Srª Laura Laganá já está sabendo pensou que ninguém teria coragem de fazer isso, essa é a lei do retorno aqui se faz aqui se paga. tranqueira porque não se manifesta agora, na hora de perseguir os alunos, humilhar e debochar você abre a boca porque agora não abre tá com medo Marcinha? A fatec inteira está revoltada com você Marcia, eu no seu lugar pediria transferência porque não teria mais cara para enfrentar os alunos. De tanto ela debochar dos alunos, coagir e fazer represaria é perigoso apanhar na rua? Não se deve subestimar as pessoas se sentindo superior, por isso acontece muitas coisas com professores no caso da Marcia e ninguém sabe o motivo. Ela faz isso porque é funcionária publica mas ela não se esqueça que ela só é funcionária publica dentro da fatec ? na rua é uma cidadã qualquer.

    • anonimo diz:

      querida Camila você não estuda na Fatec, estou muito comovida com você descarada

    • anonimo diz:

      Camila você está merecendo um tanque roupa suja e uma pia de louça, que acredito que deve ser a sua cara “SUJA” porque aluna da Fatec você não é nem aqui nem na China, não é MARIA MARCIA MATOS PINTO tira a mascará?

    • Eu diz:

      Hehehe, Estudo lá e somos coagidos sim, é uma vergonha, o aluno não tem voz, a direção é autoritária e por exemplo neste semestre temos um professor que simplesmente não vem dar aulas estamos perto da primeira prova e não recebemos nenhum retorno do que vai acontecer até agora e sabe o que pensamos; melhor deixar pra lá pois o aluno é marcado.

      Você estuda lá? só pra saber…

  10. anonimo diz:

    Realmente somos obrigados a responder o WebSAI.

    Fui tirar algumas dúvidas em relação à entrega do trabalho de conclusão na coordenação e a primeira coisa que me disseram foi “Você já respondeu o WebSAI?? Se não responder não vai poder entregar. Nós fomos orientados a receber os trabalhos só de quem respondeu”

    Obviamente, cheguei em casa e respondi.
    No outro dia, quando fui entregar o TCC, de novo a mesma pergunta, só não me pediram para mostrar o protocolo gerado como foi dito no texto.

    Estou deixando meu nome como “anonimo” porque, sinceramente, não sei quem vai ler esse comentário.

  11. anonimo diz:

    Atitude lamentável da faculdade, onde está a diretora essas horas?
    Mentira descarada dizer que foi mal entendido, tem muita gente nessa unidade que não tem capacidade para realizar os serviços de sua função, por isso existem problemas como esse.
    Infelizmente cargos como esses são praticamente políticos, o que nos resta é denunciar e propagar essas atitudes ridículas.

  12. Ingrid diz:

    Bom, isso sempre aconteceu. Éramos obrigados até dizer no websai que havíamos participado de treinamento sobre como agir em caso de incêndio. Alguns alunos cansaram de reclamar sobre essas pressões e nada foi feito.

    • anonimo diz:

      Tem que reclamar é com a Diretora Regional do centro Paula Souza que é a chefona delas ai voce ve a Marcia sapatilha no corredor. Srª Laura Laganá venha nos fazer uma visita enquanto há tempo? Mas venha de surpresa sem avisar para você pegar os podres, porque se a senhora avisar vai ter até tapete vermelho e não vai resolver.

  13. Aluno diz:

    Bem, não presenciei o caso citado na reportagem, mas não duvido da veracidade de tal episódio pois presenciei algo parecido durante uma aula prática.

    O professor pediu para quem não havia respondido a pesquisa que o fizesse nas 2 últimas aulas e mostrasse a ele o comprovante de que havia finalizado.

    O mesmo então passaria um a um com uma lista com os nomes de todos, para os que haviam respondido o websai assinassem. Pelo que entendi, os que não comprovassem que haviam feito a pesquisa ficariam com falta nessas duas últimas aulas, embora a chamada já tivesse sido feita anteriormente.

    Entendo que foi sim uma forma de coação e até falta de educação.
    É direito do aluno decidir se quer ou não responder sem ter quaisquer “penalidades”. Tudo que nós alunos queremos é ESTUDAR em um local tranquilo e que transmita respeito e que de fato esteja engajado na qualidade do ensino.

    Posso estar errado, mas acredito que se há defasagem nas participações da pesquisa, é porque deve haver algum problema e a coordenação poderia tentar descobrir (de fato) o que há de errado ou o que está causando insatisfação meses antes do lançamento do Websai.

    Talvez melhorar a divulgação dos resultados das pesquisas também motive mais a participação dos alunos veteranos. Os resultados de 2012 mesmo, não consegui encontrar no SIGARRA, somente o de 2011.

    Embora acredito que nada será feito (para melhor pelo menos) quis mesmo assim, contribuir com o assunto porque a verdade tem que ser exposta de alguma forma.

  14. Anonimo 2 diz:

    Sou mais um que ao tentar entregar o TCC na sexta passada, fui obrigado a responder o Websai, para que o meu tcc fosse aceito.
    Vergonha de faculdade.
    Agora a diretora vem falando que foi um mal entendido, e cabeças das pessoas que foram obrigadas a agirem desse jeito sendo cortadas.
    Sempre sobrando para o elo mais fraco mesmo

    • anonimo diz:

      Tem professora também participando dessa represaria, fica coagindo e usando o nome da Marcia, mas com autorização dela claro de tão puxa saco que é se tirar uma foto da calcinha da Marcia sai essa professora pendura. Duas ridículas.

  15. É vero diz:

    Não participei de treinamento de incêndio e muito menos de desmoronamento, nem mesmo quando o teto rachou e começou a cair na minha cabeça e dos meus amigos. KETAU?

  16. FKL diz:

    Vamos nos juntos e NÃO responder ao WEBSAI, vamos boicotar e fazer manisfestação em frente a faculdade!

  17. Anonimo diz:

    Gostaria de fazer uma pergunta a Drª Adriane Fontana que se diz especialista na área de mobilidade urbana e tránsito, porque a fatec são caetano do sul possui uma das piores rotas entre faculdade e estação, poucas linhas de ônibus? Por que a fatec scs é uma das maiores em evasão? De fato isso não é um problema só da Fatec, mas seu papel como diretora, o que você tem influenciado? Tem nos levado com nome de instituição Superior? Deveriamos ter alguma influência nisso!! Porque já vi você gabar de sua especialização e nunca nos ajudar nesse quesito. Já vi o diretor da ETEC Jorge Street dizer não para podermos usar a Xerox, para a quadra de esportes e você sempre omissa. Sem contar que os coordenadores dos cursos pouco agregam aos mesmos e se preocupam, não entendem nada dos temas e nenhuma influência dos mesmos tão mercado de trabalho q é prometido pela fatec scs.

    • anonimo diz:

      O diretor da ETEC não aceita mais os alunos da Fatec tirar xeros por causa da Adriane que é muito debochada fica medindo força com ele e os prejudicados somos nós alunos é uma vergonha não ter uma maquina de xerox para os alunos mesmo pagando fica fazendo rincha com o diretor da Etec e quem se ferra somos nós. agora quem está errada é a Adriane, porque sempre fomos na Etec e fomos bem tratados. Vamos se reunir e tirar xerox na sala dela já que ela gosta de barulho.

  18. Anônimo diz:

    Como já dizia Capitão Nascimento: “O sistema é foda parceiro”

  19. Jorge diz:

    Infantilidade é essa “denuncia” .. me poupe …

  20. Anonimo diz:

    É UMA BOSTA QUE A GENTE TENHA QUE SE ESCONDER EM UM BLOG NO ANONIMATO DA INTERNET. Mas ninguem pode se manifestar, pois mesmo “andando na linha” ja somos alvo de represalia e perseguição por parte dessa corja que coordena a Fatec SCS bem como os professores incompetentes que esses cretinos, farofeiros, filhos da puta metidos a educadores contratam pra dar aula naquela merda, que se escondem atras de titulos e outras idiotices. Cambada de incompetentes encostados, tirando a meia duzia de PROFESSORES de verdade que tem o azar de estar no meio daquela corja, o resto não merece um pingo de respeito. Fui do curso de jogos e fui representante de sala durante os 3 anos, por mais de 2 anos fiquei sem saber quem era a tal da Adriane, Quase no ultimo ano do curso, perto das eleições eis que surge a tal Adriane, toda interessada em querer “melhorar o curso”. Me poupe. Se a Fatec melhorou isso se deve aos alunos por que voces cretinos fdps nada fazem, a nao ser contratar babacas pra dar aulas, só pra citar alguns: Aleteia, Margareth (ingles), César (o marinheiro). Cadeia é pouco pra voces corruptas inescrupulosas

  21. Alguemeu diz:

    Esse WebSACO é muito ridículo, lembro quando eu estava no segundo semestre e o professor Banin queria que todo mundo respondesse esse questionário na aula dele inclusive, e muitos aceitaram e ainda disseram que deveriamos fazer isso para darmos sugestões e indicarmos pontos a mudar, e alguns enquanto isso que enrolaram para não participar tiveram uma resposta constrangedora do tipo: “vocês não querem que a faculdade melhore? querem ficar a deriva parados sem fazer nada?”. Já se passou um ano e nada mudou, não se pode usar xerox e impressora da biblioteca e não há multifuncional para os alunos (um cúmulo), um sinal wifi que grande parte das vezes é falho, computadores obsoletos, mais aula teórica do que prática por não haver tantos laboratórios e tamanha falta de estrutura, uma cantina terceirizada e “careira”, falta de permissão de usarmos a quadra da Ete graças a diretora, e grande parte das salas com aquelas mesas e cadeiras velhas e a maior evasão de alunos. Se compararmos os números da Fatec São Caetano com várias Fatecs por ai chega a ser uma vergonha por culpa dessas bruxas. Chegou a hora de nós alunos nos mobilizarmos em relação a tanta palhaçada!!

  22. anonimo diz:

    Devido a arrogancia das duas senhoras já citadas (Adriane e Marcia), no momento devem estar gargalhando da nossa cara, com seus egos ultra-mega inflados…

  23. Anonimo diz:

    Pessoal o profº ISMAEL a fim de ajudar mandou avisar que vai fazer SLIDES dessas reivindicações e formular 180 questões para entregar na próxima aula, ele disse pra não se preocupar que não vai ler nada e no final do ano vai trocar as folhas para reciclar em troca de descontos na kalunga.

  24. Patrícia G. Botelho diz:

    Este é um fato comum também na Fatec São Bernardo do Campo, os alunos são tirados das salas de aulas e colocados diante de um computador na secretária da faculdade até terem preenchido seu questionário, mas o problema é do Centro Paula Souza, aparentemente as faculdades que tem 100% de resposta dos questionários recebem alguns prêmios, como novos computadores, etc.

  25. Valdomiro Salustiano diz:

    Veja bem, a Fatec Mauá fraudou o websai pra estar em destaque. Me parece um comportamento unânime de Fatecs, haja vista que a ZL também obriga os alunos com cobranças e exigências estúpidas. As vezes duvido que o ENADE realmente foi nota 5 pra alguns cursos. Deve ter havido alguma fraude. Odeio essas Fatecs, suspeito de tudo, eternamente.

  26. OSWALDO diz:

    IMPORTANTE !

    DEUS ME LIVRE A FATEC SÃO CAETANO DO SUL.
    INFELIZMENTE ESTA FATEC DEVERIA SER A MELHOR MAS NÃO É.
    PROFESSORES IDIOTAS.
    AQUELE OTÁRIO DO FLÁVIO VIOTTI QUE GOSTA DE FODER OS ALUNOS FAZENDO A CHAMADA SEMPRE BEM NO COMEÇO DAS AULAS,ADORA PREJUDICAR OS ALUNOS.
    O PROFESSOR RODRIGO AMORIM ATÉ QUE É GENTE BOA.
    SE A FATEC SÃO CAETANO DO SUL FOSSE UMA EMPRESA PRIVADA IRIA A FALÊNCIA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s